Universidade passa por revitalização durante recesso acadêmico

om o final do primeiro semestre letivo, a Prefeitura Universitária está intensificando o trabalho de revitalização dos campi. No campus de Goiabeiras estão sendo repintadas as faixas de pedestres, os quebra-molas e os meio-fios. O trabalho de pintura também deu nova decoração às mesas de convivência do Centro Tecnológico.

As ações incluem ainda a poda de plantas, a capina e o aparo da grama nos campi de Goiabeiras e Maruípe, bem como remoções de entulhos e mudanças de equipamentos e mobiliário.

A revitalização é coordenada pela Prefeitura Universitária e realizada pela Gerência de Manutenção por meio de empresa contratada e com o apoio de 51 trabalhadores apenados, que atuam nos campi de Maruípe e Goiabeiras desde dezembro de 2017, por meio de um convênio firmado entre a Ufes e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Renovação dos jardins

O trabalho dos apenados nos campi da Ufes também pode ser visto por quem transita nas áreas dos centros de Ciências Exatas (CCE), de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), de Educação (CE) e de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), onde eles estão atuando na manutenção das áreas verdes, o que inclui serviços de capina, compostagem e paisagismo. Veja matéria publicada na edição 537 do jornal Informa.

Além disso, os trabalhadores estão participando de um projeto coordenado pelo professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia do CCHN Mindszenty Garozi, que prevê ações de paisagismo, compostagem, plantio de espécimes e plantio de hortaliças para o Restaurante Universitário (RU).

Segundo a Prefeitura Universitária, o foco desse trabalho é social e, por meio dele, busca-se a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

Texto: Lidia Neves
Foto: Jorge Medina