Campus de Goiabeiras conta com rondas da Polícia Militar a partir desta sexta, 18

A partir desta sexta-feira, 18, a Ufes passa a contar com um reforço na segurança: o campus universitário de Goiabeiras foi incluído na rota de rondas da Polícia Militar. O prefeito universitário Renato Schwab informou que as rondas serão diárias e circularão pelo anel viário do campus de Goiabeiras, além de fazer pontos de parada e observação em locais indicados pela Ufes.

“A nossa vigilância já identificou lugares onde geralmente há mais ocorrências como a área da caixa d’água e o entorno do manguezal”, explicou. Segundo o prefeito, em horários de pico, como o período noturno, entre 18h30 e 23h30, as rondas serão intensificadas.

A proposta é de que a iniciativa se estenda também para os campi de Maruípe e de Alegre. No campus de São Mateus, essa parceria com a Polícia Militar já acontece. Essa é uma das ações sugeridas a partir do trabalho da Comissão de Segurança da Ufes, instalada pelo reitor em 2016 e formada por professores, técnicos-administrativos e estudantes indicados pelas direções de 10 centros de ensino; pela Associação dos Docentes (Adufes); pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE); além de representantes da Prefeitura Universitária, do Gabinete da Reitoria e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade.

Além das rondas, as ações de segurança nos campi da Ufes também devem ser ampliadas por meio de outras parcerias entre a Universidade e o Governo do Estado. O reitor Reinaldo Centoducatte pondera que os campi da Universidade têm sido alvo de criminosos, colocando em risco o patrimônio público e a integridade física da comunidade universitária. Segundo ele, a Administração Central tem recebido inúmeras demandas relacionadas à segurança, de professores, técnicos-administrativos e estudantes, e que por isso foi constituída a Comissão de Segurança da Ufes.

O reitor salientou que o serviço de vigilância própria e terceirizada da Universidade necessita desse suporte da PM, na medida em que as ocorrências no interior e no entorno dos campi têm aumentado na mesma proporção de outras regiões do Estado. Outras universidades federais também mantêm parcerias com as polícias militares dos respectivos Estados. “O objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro nos quatro campi da Universidade”, concluiu.

Fonte: Portal Ufes